Como pensamos o projeto

Instituto CaracolnovidadesComo pensamos o projeto

A melhor maneira de promover a leitura é possibilitar o entendimento da linguagem em seus aspectos palpáveis e visíveis. Em nosso tempo a tecnologia nos auxilia muito no cotidiano possibilitando a rápida pesquisa, armazenamento da informação, comunicação e a impressão de materiais. A escrita é uma expressão, um alongamento da alma através do corpo e das mãos.

O Caracol Digital propõe uma experiência com a linguagem. Promover o encontro com a materialidade das palavras através da tipografia, da leitura de livros, e com as imagens em movimento por meio do cinema. Queremos pensar o “digital” em outra circunstância que não seja apenas nas telas de computadores, tablets ou telefones.

Queremos convidar os visitantes a pensar o digital como algo que relembre os tempos das cavernas e evolui na multiplicidade da linguagem. A palavra impressa é um vestígio do nosso pensamento e a leitura é um gesto ambivalente que passeia entre palavra e imagem para invenção de mundos possíveis.

Etapa Rodeio – SC-  (release publicado no Jornal do Médio Vale 18/08/2017)

LEITURA, CINEMA E TIPOGRAFIA NO COTIDIANO DOS RODEIENSES

Teve início dia 09 de agosto na cidade de Rodeio um importante projeto de incentivo à leitura. Trata-se do Projeto CARACOL DIGITAL, um contêiner que é ao mesmo tempo Biblioteca, Sala de Cinema e Oficina Tipográfica.

O Instituto Caracol é uma ONG que há oito anos desenvolve projetos de incentivo à leitura e já levou este contêiner para 11 cidades do Estado, recebendo os prêmios ADVB 2012 e 2014 e o Premio Leitura para Todos do Ministério da Cultura também em 2014. Para alguns estudantes da cidade o Caracol já é conhecido, pois visitou algumas escolas da região com a Biblioteca Rural (Prêmio Elisabete Anderle 2015).

Apresentação teatral, intervenções artísticas, contadores de histórias, pernas de pau, malabaristas, dança de roda e pintura facial foram algumas das atividades que encantaram mais de 500 alunos. À noite apresentações dos alunos e sessão de cinema marcaram a abertura oficial do evento.

A parceria firmada com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Diretoria de Turismo e Cultura visa ampliar as ações efetivas de leitura aos projetos educacionais da Secretaria. O trabalho será realizado através de sessões de cinema, oficinas de leitura, produção de texto e tipografia. A tipografia é o método antigo de composição de livros com tipos (letras) móveis. Os estudantes poderão visitar o Caracol Digital em atividades agendadas pelas escolas, mas o Equipamento estará aberto para o contra turno escolar e para a comunidade também poder visitar. O atendimento aos estudantes acontecerá dois dias por semana, nas quartas e quintas feiras. De agosto até dezembro o Caracol Digital estará na Vila Italiana para prestar atendimento aos estudantes da rede Municipal de Educação.

O projeto é uma ação da Papaterra Produções culturais e Instituto Caracol com patrocínio da Prefeitura de Rodeio e Secretaria de Educação.

Mais informações disponíveis no site www.institutocaracol.org.br e na fanpage Instituto Caracol. Agendamento de visita poderá ser feito através dos telefones: (47) 99231-6752 e (47) 3333-0751 ou pelo e-mail: comunicacao@institutocaracol.org.br

Acompanhe o Projeto pelo blog de notícias.

 

Post your comments here

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Blend elementum consequat lacus, sit amet pulvinar urna hendrerit sit amet. Sed aliquam eu ante a ultricies. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce elementum felis lorem, eget scelerisque enim blandit quis.

Massa turpis ornare nec commodo non, auctor vel cursus vestibulum varius hendrerit turpis quiseam cursus.