Um rio de histórias

item with half width image

Instituto CaracolUm rio de histórias

Descrição

Um Rio de Histórias foi um projeto realizado para incentivar e promover a leitura e as artes visuais e áudio visuais no bairro São Pedro na cidade de Navegantes, S.C.. O Instituto Caracol levou ao bairro Mediações de Leitura, Rodas de Histórias, Oficinas de Cartonaria, Ilustração, Produção Audiovisual e Exibição de Filmes. Essas oficinas serviram de formação estética e ampliaram o aproveitamento dos estudantes nas  atividades oferecidas com diversas linguagens artísticas.

Um Rio de histórias é uma ação socioeducativa e funciona pelo contato das diferenças de cada participante. Suas histórias, sonhos e conhecimentos são fatores geradores de narrativas e exemplos das diferentes maneiras de “ler o mundo”. O rio que banha o bairro serviu de metáfora para compreensão da riqueza e importância do bairro para a cultura da cidade.

Ao fim do projeto pudemos incentivar o protagonismo, a emancipação e a criatividade. A singularidade e coletividade exercitadas através das artes incentivaram o entendimento e fortalecimento da importância de cada indivíduo para um exercício de cidadania e sustentabilidade.

Os resultados foram a produção de um documentário orientado por Lallo Bochino e produzido pelos estudantes da Escola Irene Romão. Além disso foram produzidos livros de Cartonaria e um dos muros da escola recebeu uma intervenção artística pelas mãos dos estudantes das oficinas de artes visuais.

  • 04.2015
  • Destaques, Projetos
  • XYZ Ltd

LAUNCH PROJECT

COMPARTILHAR PROJETO

Projetos Relacionados

Blend elementum consequat lacus, sit amet pulvinar urna hendrerit sit amet. Sed aliquam eu ante a ultricies. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce elementum felis lorem, eget scelerisque enim blandit quis.

Massa turpis ornare nec commodo non, auctor vel cursus vestibulum varius hendrerit turpis quiseam cursus.