Colcha de retalhos: memória de quintais.

Showcasing your work in style

Instituto CaracolColcha de retalhos: memória de quintais.

Descrição

Tanto a cultura quanto a saúde, determinam a nossa existência, o jeito de ser; só que a cultura é produzida às vezes ao longo de séculos, às vezes com muita dificuldade, mas é sempre um produto humano, é coisa de gente.

Então quando a gente pensa em cultura e saúde tem um terceiro elemento que está sempre presente aí, que são as pessoas. Nós somos produto dessa cultura preventivista, mas nós produzimos essa cultura e reproduzimos e reconstruímos. Nós somos influenciados, condicionados pelas várias culturas, pelas várias forças, mas nós também somos capazes de reagir, de interagir, de co-produzir, de reproduzir, de modificar essa força cultural que atua sobre nós.

Pensando nisso e pensando que o interesse por plantas medicinais vem crescendo a cada ano no mundo todo, que a Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece o valor potencial das plantas medicinais, e recomenda com insistência aos países membros da ONU que utilizem seus conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais como recurso terapêutico viável (who, 1987), resolvi escrever este projeto.

Meu intuito é resgatar o uso e o conhecimento das plantas usadas nos quintais das comunidades usando além de palestras, a confecção de colchas de retalhos cujos temas envolvam as plantas medicinais que são e que já foram usadas pelas pessoas das comunidades, buscado evidenciar a importância da construção do conhecimento numa concepção metodológica construtivista sócio interacionista.

Patrícia da Costa Moreira -Naturóloga

  • 04.2015
  • Destaques, Projetos

LAUNCH PROJECT

COMPARTILHAR PROJETO

Projetos Relacionados

Blend elementum consequat lacus, sit amet pulvinar urna hendrerit sit amet. Sed aliquam eu ante a ultricies. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce elementum felis lorem, eget scelerisque enim blandit quis.

Massa turpis ornare nec commodo non, auctor vel cursus vestibulum varius hendrerit turpis quiseam cursus.