Sobre

Instituto CaracolEducação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura

O Instituto Caracol é uma organização não governamental criada em 2010 na cidade de Navegantes, SC. O Caracol pauta as suas ações sobre quatro pilares: educação, saúde, meio ambiente e cultura.Trabalhamos tendo como norte, o entendimento da cultura contemporânea como espaços de transito que exige maior capacidade de leitura das pessoas, capacidade de fazer a leitura do mundo.

O Caracol possui experiência em projetos de leitura e já organizou e geriu a Biblioteca Comunitária Dona Ula em Navegantes, a Biblioteca Volante Contém Cultura que funcionava em um contêiner de 12 metros e agora a Biblioteca Rural. Além disso criamos e desenvolvemos inúmeros outros projetos voltados para o incentivo à leitura. Recebemos o Premio Leitura para todos concedido pelo Ministério da Cultura em 2014, como um dos dez melhores projetos sociais de fomento à leitura. Entre outros prêmios.

Até o mês de agosto de 2016 o Instituto Caracol mantinha uma sede na cidade de Navegantes. A partir da execução do Projeto Biblioteca Rural (setembro 2015 a julho 2016) o Instituto Caracol foi convidado a participar do Quintal Criativo, um espaço integrado de arte, educação e turismo na cidade de Rodeio. Assim o Instituto Caracol construiu a sua nova sede na Biblioteca Rural que funciona em um sítio cercado de mata atlântica e nascentes de água.

A Biblioteca compõe a Quinta da Gávea- quintal criativo juntamente com a Oficina tipográfica Papel do Mato, mantida pela Papaterra Editora e Produções Culturais, pelo Espaço de práticas naturais Aistitikós e pela Hospedaria Quinta da Gávea. O quintal possibilita realizações de cursos, oficinas, agendamentos de escolas, vivências e residência artística.

O Instituto Caracol é declarado uma instituição de utilidade pública estadual através da LEI Nº 16.559, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014.

Equipe Gestora

equipe

Jakson Dartanhan Chiappa – Designer Gráfico / Patrícia Costa – Naturóloga e Cristiano Moreira- Professor de Literatura

Blend elementum consequat lacus, sit amet pulvinar urna hendrerit sit amet. Sed aliquam eu ante a ultricies. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Fusce elementum felis lorem, eget scelerisque enim blandit quis.

Massa turpis ornare nec commodo non, auctor vel cursus vestibulum varius hendrerit turpis quiseam cursus.