Dengo Dengo
A edição de livros com capas feitas de papelão surgiu na Argentina com a Eloisa Cartoneira. Depois de conhecermos o projeto in loco no Bairro do Boca em Buenos Aires, criamos o selo Dengo Dengo Cartoneiro em 2010. No projeto Cartoneiro do Instituto Caracol realizamos oficinas de leitura, escrita e confecção dos livros com capas de papelão feitas pelos oficineiros. O selo também publicou mais de uma dezena de autores contemporâneos e criou em uma circulação por unidades do SESC de Santa Catarina uma Biblioteca Cartoneira em cada unidade que visitou.
Seminário Arte e Cultura
Relatório Seminário Arte e Cultura
Sarau Biblioteca Rural
Relatório Sarau Biblioteca Rural
Caracol Digital
Relatório Caracol Digital
Caverna das Letras
Um programa para formação de leitores. O Caverna das Letras foi uma ação de mediação de leitura, roda de história e oficina de cartonaria, desenvolvido na E. B. Arnaldo Brandão, no bairro Imaruí em Itajaí. Uma parceria do Instituto Caracol e Papaterra Editora e Produções Culturais, viabilizado pela E.B. Arnaldo Brandão.
Contém Leitura
O Contém Leitura foi uma ação formativa diversa voltada para a criação literária, dramaturgia, artes visuais, contadores de histórias, poesia, e mercado. Aconteceu ao longo dos dias 12 de março a 19 de abril de 2014 na Sede do Instituto Caracol dentro das ações do Programa Contém Cultura.
Quintal Tipográfico
Em 2017 iniciamos a parceria institucional com a Papel do Mato, uma oficina tipográfica e editora independente que possui um espaço de memória e preservação de patrimônio gráfico integrando as ações do Ponto de Cultura Biblioteca Rural e da Rede Latinoamericana de Cultura Gráfica – RedCG. No espaço anexo à Quinta da Gávea em Rodeio, realizamos o trabalho de salvaguarda de um importante acervo composto por tipos móveis, máquinas de impressão e acabamento, catálogos, manuais técnicos e livros.
Um Rio de Histórias
O projeto Um rio de histórias foi realizado na comunidade do Bairro São Pedro, mais conhecido como Pontal. Bairro tradicional que guarda as matrizes da cultura do município. Um rio de histórias envolveu as turmas do ensino médio e fundamental em oficinas de contação de histórias, produção de livros cartoneiros, oficina de artes visuais, oficina de cinema e vídeo com a realização de um curta metragem produzido pelos próprios alunos com moradores do bairro.